Informação de Qualidade para toda a população!

quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Os quatro pilares do emagrecimento saudável



Só quem passou por reeducação alimentar ou dieta na vida sabe da dificuldade que encontramos para emagrecer de forma saudável e ainda manter o peso. Trata-se de uma questão bem abrangente, mas, ao mesmo tempo, fácil de lidar. São quatro os pilares para um emagrecimento saudável e definitivo e a partir do momento que você os incorpora na sua rotina, tudo fica mais fácil.

O primeiro deles é a Alimentação. Não adianta se matar na academia, mas ter uma rotina alimentar toda desregrada. É preciso compreender a necessidade de incorporar alimentos de boa qualidade e não quantidade. Ingerir frutas, verduras, alimentos integrais e o mínimo possível de comida industrializada, que faz nosso corpo viciar e não agrega em nada nutricionalmente.

O segundo pilar é a Atividade Física. Agora sim, depois de incorporar uma rotina alimentar adequada, é hora de colocar o corpinho para se mexer. Uma pessoa bem nutrida tem disposição para fazer exercícios físicos. Você não precisa fazer musculação se não gostar, saiba qual é o esporte que mais gosta ou se adequa à sua rotina e mãos à obra, além de gasto calórico, o exercício vai liberar hormônios do bem estar e você vai se sentir muito mais motivado a continuar no seu processo de emagrecimento.

Agora vamos falar sobre o sono. Uma boa noite de sono é importantíssima para o fortalecimento do metabolismo. Se você não está dormindo bem, dificilmente vai perder peso, pois noites mal dormidas elevam o hormônio cortisol, que é um hormônio que nos causa estresse. Sem contar que o cansaço pode te impedir de realizar exercícios físicos e ainda pode te fazer realizar más escolhas alimentares.

Por fim, o último pilar é a hidratação. Para nosso corpo funcionar bem ele precisa estar bem hidratado, pois é através da água que os nutrientes circulam no nosso corpo. A água ajuda na lubrificação das articulações, na regulação da nossa temperatura e é essencial para nossa digestão, absorção dos nutrientes e principalmente para a excreção.


Uma pessoa enfezada é uma pessoa cheia de fezes, ou seja. Quem não vai ao banheiro também tem dificuldades para emagrecer, portanto, se você não vai ao banheiro com regularidade, coma verduras e beba água, não existe coisa melhor! Podemos comparar esses quatro pilares com uma mesa. Se a mesa não tiver uma de suas pernas, ela não ficará em pé. Assim somos nós, se adotarmos os quatro pilares do emagrecimento saudável, certamente a chance de obtermos o sucesso no nosso planejamento é muito maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário