Informação de Qualidade para toda a população!

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Seja forte, não desista: especialistas ensinam como manter o foco no treinos



Cansada (o) de toda segunda-feira tentar começar o "projeto fitness" e acabar desistindo? Calma, os treinadores, Igor Oliveira e Grazi Lizania, parceiros da Queima Diária (plataforma de aulas fitness), explicam que é possível se manter na linha e ter sucesso com os treinos, principalmente nos que são feitos em casa. 

Para te ajudar, os especialistas elencaram cinco dicas para evitar autoboicote e conquistar resultados efetivos. Confira: 

Seguir uma rotina é essencial

Manter horários pode parecer mais fácil quando o compromisso é fora de casa, ou envolve outra pessoa, mas é importante ter disciplina em casa também. É mais fácil fazer os treinos quando eles estão incluídos na rotina do lar.  A treinadora, Grazi Lizania, indica elaborar uma agenda com os horários e as durações dos treinos para evitar boicotes. Ela também fazer exercícios que estejam de acordo com o nível de condicionamento físico e adaptar o treino, quando necessário, para ficar mais fácil de executá-lo.

Evite suportar e invista em desfrutar

O personal, Igor Oliveira, acredita que o sucesso está em investir em atividades que promovam bem-estar. “O erro está em malhar sem vontade, sem fazer um exercício que goste. Isso desanima a longo prazo. Por isso, indico que procurem treinos que se enquadrem a seu perfil”, sugere Oliveira.

 “O exercício físico ideal é uma coisa pessoal. Nem sempre uma atividade que seja legal para um, será para nós. Então, procure entender qual o seu perfil para fazer exercícios que tornem o seu treino algo natural”, completa.

Promova comportamentos saudáveis

“Obter um bom resultado físico é a soma de vários fatores de uma rotina saudável, como ingerir mais frutas, se hidratar e dormir bem. Ou seja, nenhum resultado se resume apenas aos exercícios físicos”, pontua o treinador, Igor Oliveira.   

Diminua a energia de ativação

Tente deixar a roupa, acessórios e lanches pré e pós-treinos prontos um dia antes para evitar desânimo no dia do treino. “Essa dica é fundamental para os iniciantes. Até criar o hábito de treinar com frequência, tudo pode ser motivo de boicote e uma estratégia para evitar isso é não deixar para se se preparar apenas minutos antes de treinar”, relata Oliveira.

Registre a sua evolução

Uma boa dica é registrar a evolução em fotos semanais. “É muito importante receber estímulo semanal para não desistir no meio do caminho. Com esses registros é possível saber o quanto avançou no processo e ver que é possível ir além para chegar ao resultado esperado”, diz a treinadora da Queima Diária, Grazi Lizania.

Outra dica é não se comparar. “Cada organismo terá uma resposta metabólica aos treinos ou dietas. Então, não se preocupe se atingir os resultados em um tempo diferente. Isso não é falta de disciplina, mas sim o seu corpo mostrando que é preciso respeitar o tempo dele”, finaliza a educadora.

Fontes: 

Igor Oliveira: formado em Educação Física. O personal trainer já foi atleta de fisiculturismo na categoria Men’s Physique. 

Grazi Lizania: educadora física há mais de 12 anos, Graziele Lizania é pós-graduada em Musculação e Condicionamento Físico e foi fisiculturista na categoria Bikini

Nenhum comentário:

Postar um comentário