Informação de Qualidade para toda a população!

quarta-feira, 10 de março de 2021

FGTS: Veja como sacar o fundo em 2021



Em 2020, foi criada a Medida Provisória nº 946 de 07/04/2020 que autorizou um saque emergencial no valor de até um salário mínimo por trabalhador para todo titular de conta no FGTS, ativa ou inativa, que tivesse saldo disponível. A iniciativa foi tomada com a finalidade de tentar amenizar o impacto econômico da pandemia da covid-19.

Entretanto, até o momento, ainda não foi divulgada nenhuma informação sobre uma nova rodada de saque emergencial

O saque imediato das contas do fundo também foi liberado, no valor de R$ 500 para que os trabalhadores recuperassem entre 2019 e 2020. No entanto, até o momento, a possibilidade para essa liberação é quase nula neste ano de 2021.

Saque Aniversário

O saque-aniversário é uma opção oferecida para o trabalhador, em uma modalidade de saque rescisão de contrato de trabalho, que possibilita a retirada de parte do saldo da conta do FGTS anualmente, no mês de seu nascimento.

Como Funciona?

O saldo liberado será conforme a quantia das contas vinculadas do trabalhador em um percentual somado a uma parcela adicional, quando for o caso. Confira:




Como fazer o saque?

Para ter acesso ao saque-aniversário, é necessário solicitar a opção da modalidade nas plataformas digitais do Fundo de Garantia através do site, pelo APP FGTS ou Internet Banking CAIXA.

Rescisão de contrato de trabalho:

Nada muda para o trabalhador que decide permanecer na sistemática atual. Caso seja demitido sem justa causa, tem o direito ao saque integral de sua conta FGTS, incluindo a multa de acordo com as modalidades previstas na Lei, menos o Saque Aniversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário