Informação de Qualidade para toda a população!

quarta-feira, 10 de março de 2021

IR 2021: Receita lança serviço hoje para recuperar declaração do ano passado



Já começou o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) 2021, que vai até 30 de abril, e um documento que pode facilitar o preenchimento é a própria prestação de contas do ano anterior. Como muitas pessoas não sabem onde encontrar a sua, a Receita Federal disponibiliza, nesta quarta-feira, um novo serviço para obtenção de cópia do documento.

Tutorial: Veja o passo a passo de como preencher a declaração

Com a novidade liberada pelo Fisco, o contribuinte poderá solicitar o envio de uma segunda via da sua última declaração de IR pelo e-CAC (Centro Virtual de Atendimento), sem a necessidade de certificado digital.

“O objetivo do serviço é dar aos contribuintes acesso à declaração do ano anterior, para ajudar no preenchimento da declaração de 2021, sem que precise se deslocar até uma unidade de atendimento presencial da Receita Federal”, disse a instituição.

Como obter cópia da declaração

Portal e-CAC

Uma segunda via da prestação de contas feita em qualquer ano já podia ser solicitada pelo e-CAC (Centro Virtual de Atendimento), desde que o declarante tivesse o certificado digital.

Agora, com a novidade instituída pela Receita, o contribuinte pode ter acesso ao serviço apenas com seu login e senha. No entanto, ele permite apenas a solicitação da última declaração entregue.

Para isso, é preciso entrar no site da Receita Federal, selecionar a opção “Portal e-CAC” e fazer o seu login. Depois, o sistema de "Processos Digitais (e-Processo)" deverá ser acessado e, em seguida, o contribuinte deve clicar em “Abrir Dossiê Digital de Atendimento”.

Por fim, deverá ser selecionada a área de concentração “Cópia de Documentos DIRPF” e depois a opção “Obter cópia da última DIRPF entregue”.

A própria abertura do dossiê será suficiente para a emissão da segunda via da declaração de 2020, que será anexada ao processo aberto e poderá ser obtida na opção “Meus Processos”, no e-CAC.

Com Certificado Digital

Caso o contribuinte tenha o certificado digital (cartão vinculado ao CPF que garante a identidade digital do usuário), ele pode fazer o acesso no e-CAC, selecionar a página "Meu Imposto de Renda" e localizar a coluna "Declaração".

Nesta área, haverá o item "Baixar arquivo da declaração entregue". Basta clicá-lo e escolher o ano do qual deseja a segunda via da declaração para baixá-la no computador.

Programa de 2020

Se o declarante ainda tiver o programa de declaração do IR de 2020 baixado em seu computador, ele consegue acessar o arquivo da prestação de contas do ano anterior.

Para isso, o contribuinte deve abrir o programa do ano passado e, na tela inicial, clicar em “Transmitidas”. Lá, ele vai encontrar a sua declaração. Ela deverá ser selecionada e depois o ícone de disquete, último na fila do canto direito, deverá ser clicado para salvar o documento no computador.

Uma página será aberta para o contribuinte escolher em que página deseja salvar o arquivo gerado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário