Informação de Qualidade para toda a população!

quarta-feira, 10 de março de 2021

Qual é o melhor tipo de suco? Confira dicas de especialista



O mercado de sucos tem crescido bastante no Brasil, principalmente quando assunto são os naturais. De acordo com as informações divulgadas pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), até 2021, a venda de sucos naturais deve chegar a R$ 21 bilhões. Mas será que o consumidor sabe diferenciar os outros produtos disponíveis nas prateleiras? 

Existem diversas nomeclaturas para os sucos e cada uma delas representa um diferente tipo de bebida. Gislaine Santana, engenheira de alimentos da Campo Largo – companhia brasileira referência em bebidas saudáveis –, ajuda a desvendar as embalagens destes produtos. Confira:  

Suco Integral:

Segundo Gislaine, ele só pode levar esta nomenclatura se conter 100% fruta. O suco integral deve ser obtido da fruta sã e madura, sem a adição de água ou qualquer aditivo. “Por ser integral, ele preserva os nutrientes e a integridade da fruta”, explica Gislaine.  

As embalagens para esse suco podem ser cartonadas, de vidro ou até de PET asséptico, tecnologia que não altera as características de sabor e aparência do produto. 

Refresco em pó: 

Por definição, esse tipo de produto deve ter a partir de 1% de fruta em sua composição. Além disso, são utilizados outros compostos, como corantes químicos, antioxidantes, aromatizantes e açúcar.  

“Pela presença de elementos químicos, os refrescos em pó são produtos muito artificiais, com grande quantidade de açúcar e pouca presença da fruta, fator que não contribui em nada para a saúde”, afirma a engenheira de alimentos.  

As embalagens são pacotinhos tipo sachê, que possuem camadas de plástico e alumínio. 

Suco Concentrado: 

De acordo com Gislaine, este produto é feito a partir da fruta, que passa por um processo de retirada da água. Isso gera um suco de textura mais densa, pastosa e mais concentrado, motivo pelo qual leva este nome.  

Neste tipo de processo, os compostos benéficos da fruta podem ser reduzidos e o sabor não é tão fiel ao gosto natural, afinal, as características do suco se alteram. 

Geralmente eles são vendidos em embalagens plásticas com a indicação da quantidade de água que deve ser adicionada para o seu consumo.  

Suco Reconstituído:

Este tipo de bebida leva esse nome pois é feita a partir do suco concentrado. Neste processo, a água que foi retirada é adicionada novamente. 

“Passando por vários processos de aquecimento, concentração e armazenagem, o processo de fabricação do suco reconstituído pode acarretar alterações expressivas de seus nutrientes e vitaminas”, explica a engenheira de alimentos. 

As embalagens mais comuns para esses sucos são as plásticas, cartonadas e as de vidro. 

O melhor suco é...

Segundo Gislaine, cada tipo de suco possui uma característica nutricional diferente e elas dependem muito do processo de fabricação. Para ela, o suco mais indicado e com o maior valor nutricional é o suco 100% da fruta, como o integral ou orgânico. 

Gislaine ainda dá a dica: “Na hora da escolha, quanto menos ingredientes no rótulo, melhor”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário