Informação de Qualidade para toda a população!

quarta-feira, 10 de março de 2021

ROG Phone 5, Pro e Ultimate: ASUS lança "celular gamer para quem quer ousar"



A ASUS renovou a sua linha de celulares gamer com a nova família ROG Phone 5. Você ouviu certo. Não será ROG Phone 4 o nome do sucessor do 3. O motivo? A cultura asiática, que entende dar azar o número quatro. Com mais sorte ou não por pular o nome, a recém-lançada linha de smartphones com foco em jogos da marca tem três modelos: o padrão da série, o 5 Pro e o 5 Ultimate.

A companhia usa como slogan que os aparelhos chegaram para quem ama ousar. E o que será que eles trazem para que os usuários fiquem mais arrojados? A gente mostra a você todos os detalhes.

Apesar de ter um painel maior, que nós vamos falar logo mais, as dimensões não aumentaram tanto assim. O celular gamer está maior em todas as direções, mas agora tem bordas menores para aproveitar mais a parte frontal. O ROG 5 ainda ficou um pouco mais leve que o 3.

A localização das câmeras continua no canto superior esquerdo da traseira como era antes, assim como a frente sem entalhe e o leitor biométrico sob a tela. Mas um dos destaques é o ROG Vision, um painel secundário que fica na tampa de trás nos aparelhos mais sofisticados.

Ele tem funções como a exibição de uma série de animações que mostram se o seu celular está carregando, ou quando algum modo especial ficar habilitado. O display é personalizável, para se tornar ainda mais pessoal. A variante Pro entrega uma versão colorida, enquanto a edição Ultimate tem uma monocromática.

Mas não é só isso. Para os jogadores, o ROG Phone 5 entrega o sistema AirTrigger 5, com três mods diferentes para aumentar a interação e o controle de jogo. E por falar em controle, os modelos Pro e Ultimate também contam com sensores de toque adicionais, escondidos na parte traseira. Eles respondem como se fossem os gatilhos L2 e R2 de joysticks físicos.


Você que é fã de games sabe que fluidez de tela é algo essencial para quem quer uma experiência premium. E o ROG Phone 5 mantém a taxa de atualização de 144 Hz do antecessor. O tamanho do display cresceu para 6,78 polegadas e o tempo de resposta é de 1 milissegundo. O painel ainda tem proteção com o mais recente Gorilla Glass Victus.

A tela possui 800 nits de brilho, com máximo de 1.200, que promete boa luminosidade para ver até mesmo em ambientes abertos sob o Sol. Há ainda certificação para HDR10 e HDR10+ para assistir vídeos com maior qualidade em serviços de streaming.

O som é estéreo e têm as suas duas saídas na porção frontal do dispositivo. O sistema GameFX, como é chamado, vem com otimizações em áudio da Dirac e pode ser gerenciado pelo aplicativo AudioWizard. Se você quiser conectar um fone de ouvido, a ASUS manteve a porta P2.

Como podemos esperar de um top de linha gamer, os componentes também não decepcionam. A plataforma que acompanha o smartphone é a Snapdragon 888, compatível com a rede 5G e os recursos premium do Elite Gaming da Qualcomm. Um deles consegue aumentar o desempenho em até 20% e reduzir a latência de forma significante.

“Será que ele esquenta?”, você deve se perguntar. Para evitar esse tipo de problema, a ASUS adicionou o sistema GameCool 5, para dissipar o calor. A câmara de vapor 3D foi remodelada e agora conta com grandes camadas de grafite para ajudar a tirar o calor por igual em todo o corpo.

Em memórias, o modelo mais básico chega com variantes que vão desde 8 GB até 16 de RAM, com 128 ou 256 GB de espaço interno para armazenamento. Já o Pro tem a mesma configuração máxima em RAM que o “irmão mais básico”, mas conta com 512 GB para armazenamento. Neste ponto, o destaque fica para o Ultimate, que se tornou o primeiro smartphone a vir equipado com 18 GB de RAM, como já era especulado antes.

O ROG 5 tem bateria de 6.000 mAh, que promete um tempo ainda maior de tela ligada. Vale lembrar que os antecessores são os campeões de autonomia nos testes oficiais do TudoCelular entre os modelos top de linha, assim, não deve ser difícil para o novo repetir o feito. A ASUS também prometeu entregar novas otimizações de software para economizar energia. O carregador HyperCharge tem 65W e já vem dentro da caixa, para não deixar os jogadores off por muito tempo.

A ASUS resolveu não mudar o conjunto de câmeras já presente no ROG 3 em seu novo smartphone para jogos. Na parte traseira, seguem os mesmos três sensores. O principal é um Sony IMX686 de 64 MP, com tecnologia que combina quatro pixels em um, resultando em fotos de 16 MP.

Já a lente secundária é grande-angular, para imagens com uma quantidade maior de objetos, e tem 13 MP. Completa o trio a lente macro de 5 MP. Por último, a parte frontal tem uma câmera de selfies de 24 MP, também com tecnologia Quad Bayer.

  1. Tela AMOLED de 6,78", proporção 20,4:9 (2448x1080), taxa de atualização a 144 Hz e tempo de resposta de 1 ms
  2. Chipset Qualcomm Snapdragon 888
  3. GPU Adreno 660
  4. 8/12/16 GB (ROG 5); 16 GB (5 Pro); e 18 GB (5 Ultimate) de memória RAM
  5. 128/256 GB (ROG 5); 512 GB (5 Pro); e 512 GB (5 Ultimate) de armazenamento
  6. Câmera traseira tripla:
  7. Sensor principal Sony IMX686 de 64 MP
  8. Sensor secundário ultrawide de 13 MP
  9. Sensor terciário macro de 5 MP
  10. Câmera frontal de 24 MP
  11. Dimensões: 173 x 77 x 10 mm
  12. Peso: 237 gramas
  13. Conectividade: USB-C (lateral e inferior), Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2 e NFC
  14. Bateria de 6.000 mAh
  15. Carregamento rápido de 65W
  16. Android 11 como sistema operacional, sob a interface ROG UI

O ROG Phone 5 poderá ser encontrado na Europa em três variantes, a depender das memórias, e nas cores preta ou branca. Os preços vão desde 799 euros, para a configuração com 8 GB de RAM e 128 de armazenamento, até 999 euros por 16 GB de RAM e 256 GB para armazenamento.

Mas há uma versão no meio dessas duas, com 12 GB de RAM e 256 GB de espaço interno, pelo preço de 899 euros, que já está disponível em pré-venda no mercado internacional. A edição mais básica chegará em abril, enquanto a com mais memórias estará à venda em breve.

Já o ROG Phone 5 Pro ficará disponível em abril no mercado internacional, apenas no acabamento Phantom Black. Ele sairá por 1199 euros. Por fim, o ROG Phone 5 Ultimate possuirá apenas a cor Storm White e chegará ao varejo internacional em maio, por 1.399 euros.

A ASUS ainda promete lançar novos acessórios para o novo aparelho nas próximas semanas, como o case para proteção extra do celular; o cooler externo, que permite esfriar mais o smartphone; e o gamepad, para uma experiência melhor na jogatina. Até o momento, os dispositivos não tiveram nenhuma previsão de chegada ao Brasil. Mas qualquer nova informação, o TudoCelular vai trazer na hora para você.

  1. ROG Phone 5 com 8/128 GB: 799 euros
  2. ROG Phone 5 com 12/256 GB: 899 euros
  3. ROG Phone 5 com 16/256 GB: 999 euros
  4. ROG Phone 5 Pro com 16/512 GB: 1.199 euros
  5. ROG Phone 5 Ultimate com 18/512 GB: 1.399 euros

Nenhum comentário:

Postar um comentário