Informação de Qualidade para toda a população!

terça-feira, 30 de março de 2021

Saboroso e rico de ferro: aprenda a fazer caldo de feijão



Paixão nacional, o caldo de feijão é um prato saboroso e muito nutritivo. Por conter boas doses de ferro, ele é conhecido por ser uma receita que ajuda a turbinar a absorção do nutriente, além de ser rico em vitaminas do complexo B, fibras e potássio.

Para te ajudar a montar esse prato da melhor forma, o portal Taeq preparou uma receita que não tem não tem muito mistério, principalmente para quem tem o hábito de preparar a leguminosa no dia a dia. Confira abaixo: 

Ingredientes

- 1 xícara de feijão preto ou carioquinha
- 6 xícaras (chá) de água
- 2 folhas de louro
- Azeite para refogar
- 1 cebola pequena
- 3 dentes de alho
- 1 pimenta dedo-de-moça
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1/2 xícara (chá) de cheiro verde
- Couve a gosto

Modo de preparo:

- Comece preparando o feijão normalmente na panela de pressão, cobrindo com água e juntando as folhas de louro. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 a 15 minutos. Desligue o fogo e deixe todo o vapor sair antes de abrir a panela.

- Quando o feijão estiver cozido, acrescente o azeite, a cebola, o alho e a pimenta dedo-de-moça em uma outra panela para refogar. Depois coloque o feijão, tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhar por alguns minutos. Quando o caldo do feijão engrossar, desligue o fogo.

- No liquidificador, bata o feijão cozido e o cheiro verde até obter um caldinho homogêneo. Depois, corte a couve em tiras finas, refogue também com um pouco de azeite (se quiser) e reserve novamente. Para finalizar, sirva o caldo de feijão em uma tigela funda e acrescente a couve por cima. 

Para deixá-lo ainda mais saudável, uma boa dica é reduzir a quantidade de óleo e sal na hora do tempero. No caso do caldo de feijão, por exemplo, você pode aproveitar o sabor de outros temperos naturais, como a pimenta e o louro, que dão um toque especial ao prato, e diminuir o uso do sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário