Informação de Qualidade para toda a população!

terça-feira, 20 de abril de 2021

Como usar os ciclos econômicos para ganhar dinheiro com ações, segundo a Moat



Escolher a empresa certa para investir pode trazer bons retornos para o investidor. Mas escolher a empresa certa no momento certo pode trazer muito mais.

No Coffee & Stocks desta terça-feira conversamos com Cassio Bruno, da Moat Capital, que investe em ações de olho nos ciclos macroeconômicos. Os principais trechos estão abaixo.

Investment clock

Muito pouca gente fala do investment clock, ou o relógio dos investimentos, mas ele é quase um manual do que devemos ter em termos de setores em cada uma de suas fases (reflação ou retomada, boom, desaquecimento, recessão) e como entender seus principais marcadores, que são juros, inflação e crescimento.

Hoje estamos no fim do momento de retomada, possivelmente entrando na fase de boom, crescimento. É um momento no qual se começa a falar de inflação de novo, mas os juros ainda são baixos, então o mercado anda. Nesse momento o mercado abandona empresas de tecnologia que não dão dinheiro por empresas financeiras que dão crédito ou de commodities, que aproveitam melhor o momento.

Lendo o momento

Claro que na vida real nem tudo é tão linear nem tão claro. Na Moat mantemos ações de boas empresas que servem bem a cada um dos momentos dos ciclos econômicos e vamos mexendo nos pesos dessas empresas no fundo.

Macro e micro

Isso não faz com que a gestão de um fundo de ações seja apenas uma grande aposta macro. É preciso analisar muito bem cada empresa também. Aqui na Moat sofremos muito com isso com Petrobras. Apesar de o momento ser positivo para commodities, sofremos com a empresa por causa de suas questões particulares. Petróleo andou, as commodities andaram, mas a Petrobras não.

E o contrário também é válido. Empresas que estão melhorando podem trazer ganhos, mesmo não estando em um momento do ciclo favorável ao seu setor. É o caso da Oi por exemplo, que melhorou muito no micro, apesar do ciclo.

Long and shorts

Na Moat aproveitamos a rotação recente do mercado de crescimento para valor lá fora, basicamente vendendo empresas de tecnologia que ainda não são lucrativas por incumbentes. Compramos Amazon e vendemos Shopify e compramos Visa e vendemos Square.

Nenhum comentário:

Postar um comentário