Informação de Qualidade para toda a população!

terça-feira, 8 de junho de 2021

Pix tem nova funcionalidade; veja como você pode usar



Uma nova funcionalidade deve deixar o Pix ainda mais seguro: um mecanismo de devolução de valores poderá ser acionado em caso de suspeita de fraude ou falha operacional. A iniciativa foi anunciada pelo Banco Central, que prevê seu início no dia 16 de novembro.

Antes disso o Pix já possibilitava a devolução de valores, mas isso deveria ser feito por quem recebeu o dinheiro incorretamente.

Nesta funcionalidade, a devolução de valores é feita pelo banco ou instituição financeira na qual o recebedor tem conta.

Importante mencionar que a funcionalidade deve ser para fraude ou falha operacional. No caso de transferências equivocadas, quem recebeu o dinheiro deve devolve-lo pode meio do sistema que já existia.

O Pix é seguro?

De acordo com informações do Banco Central sim. Para isso, ele conta com pelo menos duas tecnologias de proteção de dados.

Especialistas também apontam a confiabilidade do Pix. Mas, como qualquer sistema, há riscos, mas é importante entender quais tecnologias estão garantido a proteção de dados.

Confira:

1 – Criptografia

Sistema que bloqueia o acesso a informações da transferência, impedindo ação de fraudadores.

Em outras palavras, é utilizado um algoritmo para codificar os dados para que eles não tenham mais o formato original e consequentemente não possam ser acessados.

2 – Autenticação

Sistema que identifica os dados do cliente que realiza e do que recebe a transação. Ferramenta tem como objetivo identificar se de fato a procedência de acessos e identificações são verdadeiras.

Outra informação relevante, é que para realizar uma transação é necessária a autenticação de dados como senhas e biometria.

Como cadastrar?

Agora que você já entende o que é o Pix, saiba como cadastra-lo.

Para começar a utilizar o Pix é simples e todo o processo pode ser feito de maneira online. É somente necessário ter uma chave Pix.
 
Por meio do internet banking, a chave Pix  pode ser cadastrada .

Por meio da chave é possível fazer transações instantâneas em menos de 10 segundos, sem custos e entre qualquer banco. Todas as transações podem ser realizadas em todos os dias e horários.

Eu preciso ter uma conta em banco para utilizar?

Não. É possível cadastrar sua chave pix por meio de plataformas de pagamentos, entre elas o Mercado Pago e o Picpay.

Todavia, também é possível optar por criar sua chave Pix em bancos tradicionais ou digitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário